Inveja

As pessoas tem uma mania de achar que a inveja se resume a status, dinheiro e beleza. "Fulano tem inveja de ciclano porque ele é lindo, porque ele é rico, porque ele é bem sucedido profissionalmente..." Será que só se resume a isso? Não. Inveja não está somente ligado a coisas "grandiosas" como costumamos colocar.
A inveja vem sempre de gente infeliz consigo mesma, que não se aceita, de gente mal amada e etc. Logo elas sentem inveja de qualquer coisa, de gente feliz e bem resolvida em qualquer ramo da vida, e pessoas assim com o tempo sugam nossa energia, nossa alegria e nosso ânimo. 

É claro que sempre temos esse tipo de gente por perto, seja no trabalho, no circulo de amizades, no meio escolar/acadêmico, inclusive até dentro da nossa própria casa ou família. Quando a pessoa vê que você tem ou conquistou algo que ela não mas que ela deseja, que você é algo que ela não é mas ela queria muito ser assim, já são motivos suficientes. São pessoas tão inseguras e insatisfeitas consigo mesmas que nada na vida delas as agradam. Muitas delas se consideram injustiçadas, que a vida não é nada legal e justa com elas devido aos seus fracassos, que elas muitas vezes acham que os outros não merecem ser ou terem tal coisa apenas pelo fato delas não terem ou serem assim também. E é qualquer coisa tá? "Fulano é feliz, querido e amado e eu não sou assim. Fulano tem muitos amigos e eu não. Fulano tem um companheiro tão amoroso, dedicado e respeitoso e eu não tenho. Fulano é tal coisa e eu não sou. Logo se eu não, fulano não merece! Fulano não merece uma vida que eu não tenho!" Então ela mostra todo seu mal e inveja. Por não se contentar, ela tenta estragar a felicidade e o bem estar do outro a qualquer custo, seja com comentários, ofensas, atitudes, ações. Ela tenta muitas vezes fazer você acreditar que você não é digno ou digna de tal coisa, que não merece. 

E nessa hora o que a gente faz? Ter paciência e entender que essas pessoas são dignas de pena é o caminho. Eu entendo que essas são muito mas muito infelizes consigo mesmas e não se suportam, não suportam a própria vida. Não temos o poder de mudar elas então nem sempre paciência vai bastar, então podemos nos afastar. Se você não pode se afastar por algum motivo, use a técnica da pedra cinza (Limitar o máximo de contato que você tem com essa pessoa, apenas conversar o essencial.  Dar respostas curtas e monossilábicas como sim, não, ok, tá bom, etc.). Não queira compartilhar suas conquistas, realizações, sonhos e planos com essa pessoa. Não queira compartilhar também seus momentos de felicidade. ELA VAI QUERER ESTRAGAR! Ela vai querer destruir tudo de bom que há em você porque ela não tem ou não é. São pessoas mal amadas e infelizes, nunca esqueçam disso. 

Tem gente que muitas vezes gosta de ficar alimentando a inveja nos outros, gostam que sintam inveja dela e se sentem o máximo. Até que ponto isso realmente é saudavel? Não é nada legal ficar perto de gente assim. Inveja não é, nunca foi e nunca será coisa boa. Um dia essa pessoa pode começar a querer te afetar, então antes que esse dia chegue, se afaste de qualquer maneira possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando os verdadeiros vilões se comportam como vítimas

Celebrando Samhain: O Festival das Sombras

Priorizando seu Bem-Estar: Como se Proteger de Pessoas Narcisistas.

Olhando Para Cima...

I'm come back!