Diário terapêutico, por quê escrever um?
Olá pessoal tudo bem?
O post de hoje vai ser sobre diários. Mas calma ai, não é nada daquele diário que escrevíamos quando eramos crianças ou adolescentes apaixonadas ou revoltadas "Olá meu querido diário...", e sim usar a técnica de uma forma terapêutica. Como assim? Vamos lá.
Nosso cérebro recebe milhares e milhares de informações diariamente, assim como o processamento de acontecimentos pelos os quais passamos, sejam eles bons ou ruins. Acontece que não conseguimos processar adequadamente muitas coisas, principalmente nossas frustrações e coisas que nos marcaram muito. Então ai entra a ideia de por isso no papel.
Mas quem disse que diário só serve pra desabafarmos nossas chateações, tristezas, frustrações, raivas e decepções? Claro que não! Podemos registrar nossos momentos bons também. Sabe aquele dia maravilhoso que você teve, até por conta pequenos detalhes que ninguém entenderia mas que de certa forma marcou você? Escreva também! E que tal também praticar a gratidão? Escrever todas as coisas pelas quais você é grato? Isso é muito bom para reconhecermos coisas que não damos valor, principalmente em tempos difíceis onde estamos bem abalados e que pensamos que não somos nada de bom, tudo dá errado na nossa vida etc.
Sabe aqueles seus planos pra esse ano, para o ano que vem ou daqui a 5 anos? Escreva também! Um diário é muito bom para fazermos nossos planejamentos, escrevermos nossos objetivos, metas e sonhos, o que podemos fazer para alcançar o que queremos, ou para melhoramos em algo. A sensação de olharmos o que escrevemos depois de um tempo e ver que tudo saiu conforme o planejado é maravilhosa. E se não saiu conforme planejamos é uma boa oportunidade de avaliar o que deu errado, o que podemos fazer diferente agora pra da certo. Gente e isso também é maravilhoso, porque só assim conseguimos ver as nossas falhas e melhorarmos.
Por falar em falhas, um diário é muito bom também para fazermos aquela avaliação de nós mesmos: Em que somos bons, quais são nossas qualidades e quais são nossos defeitos e em que podemos melhorar. Falar sobre nós em geral e reconhecermos que temos muito a aprender e melhorar.
Outra utilidade é todo dia de manhã escrever um pouquinho sobre como você está se sentindo no momento, como espera que seja seu dia, alem de ser um bom momento para sermos gratos. E a noite antes de dormir escrever um pouquinho de como foi o seu dia, se ele foi como você esperava que fosse, se conseguiu fazer tudo que queria, se teve algum acontecimento importante que te afetou e como se sente agora, etc.... Enfim o que você quiser. Você pode falar que não tem tempo, mas isso leva só uns 10 minutos no maximo.
Eu já escrevo um diário assim à quase dois anos, e a experiencia tem sido incrível mesmo e é exatamente por isso que aqui estou eu recomendando isso pra vocês.
Trate o seu diário como se fosse um grande amigo seu, um amigo que está com você 24 horas por dia e que sempre vai ouvir você sem te julgar. Como se fosse alguém que você pode contar sempre pra tudo!
Trate o seu diário como se fosse um grande amigo seu, um amigo que está com você 24 horas por dia e que sempre vai ouvir você sem te julgar. Como se fosse alguém que você pode contar sempre pra tudo!
Uma outra coisa que adoro fazer e que de certa forma é uma terapia também é enfeitar meus diários como vocês podem notar nas imagens, mas isso é algo que gosto mesmo, não é regra. O importante do diário é que ele seja útil e te ajude lidar com a sua saúde emocional. Até a próxima...
Comentários
Postar um comentário